A Responsabilidade Social Empresarial são as ações da empresa que visam além do lucro, entendendo a importância do bem-estar de seus colaboradores e comunidade no entorno. A aplicação da RSE para estes diferentes stakeholders se complementa, porém, exige diferentes estratégias. Em ambos casos, uma empresa que aplica a RSE certamente utiliza a escuta e mapeamento de necessidades para gerar benefícios reais para a sociedade.
Atualmente muitas empresas já nascem com a Responsabilidade Social Empresarial em seu DNA, surgindo exatamente para solucionar problemas do mundo moderno, como a Orizon VR, que foi criada com a intenção de resolver questões sociais e ambientais relacionadas à gestão de resíduos sólidos. Outras empresas são cada vez mais incentivadas a adotarem essas práticas, especialmente pelo interesse de consumidores e investidores em apoiarem empresas alinhadas com o ESG.
Responsabilidade com os colaboradores
Esta ferramenta, além de alinhar a companhia com as metas ESG e das ODS, que preveem a responsabilidade social do setor privado, trazendo um diferencial de mercado, ainda é uma ótima estratégia de retenção de talento.
Você sabia que o clima organizacional é o maior motivador de retenção de talentos nos últimos anos? Para além de salário e benefícios, que costumam atrair novos colaboradores, são as questões como bem-estar, oportunidades de desenvolvimento pessoal, inclusão e diversidade que fazem com que as pessoas queiram ficar em uma empresa.
Porém, a RSE bem aplicada internamente na companhia não trata apenas de fazer ambientes divertidos ou dar benefícios que, no final, não geram engajamento da equipe. É por isso que a escuta e mapeamento das necessidades é tão importante: fazer com que os colaboradores se sintam como parte do processo de desenvolvimento de seu ambiente de trabalho é fundamental nessa estratégia.
Responsabilidade com a sociedade
Na outra ponta da Responsabilidade Social Empresarial está a comunidade, que geralmente se encontra no entorno da companhia ou que é atingida pelas ações desta. Uma empresa disposta a servir o bem-estar social busca implementar em seu modelo de negócio ações que ajudem no desenvolvimento das comunidades em seu entorno.
Existem muitas práticas que podem ser feitas na RSE com foco nas comunidades, entre elas estão:
- Educação – ofertando cursos, visitas técnicas, eventos ou outras ações de educação e empoderamento dessas comunidades.
- Filantropia – o desenvolvimento ou apoio para projetos sociais que beneficiem essas pessoas.
- Meio ambiente – criar produtos e/ou ações na empresa que resolvam problemas ambientais.
Ainda, a Responsabilidade Social Empresarial com a comunidade pode engajar mais ainda os colaboradores, que sentem que seu trabalho tem um significado maior do que o salário ao estar em uma empresa que faz ações efetivas para o bem coletivo.
A Responsabilidade Social Empresarial para um mundo sustentável
A RSE é essencial quando falamos no desenvolvimento para um mundo sustentável, através de ações ou serviços que atendam demandas para uma sociedade mais justa, igualitária e diversa, onde todas as pessoas possam ter acesso aos recursos básicos e/ou naturais disponíveis no planeta.
Este mecanismo exige e leva às ações integradas, onde a empresa tem grande responsabilidade sobre as soluções que oferece, um espaço de engajamento e escuta, além da educação para a sustentabilidade. Porém, a comunidade também contribui, ao apontar para a empresa quais soluções realmente são necessárias e efetivas para aquele ambiente.
Aqui as empresas possuem uma grande oportunidade de engajamento com comunidades na busca de soluções coletivas e, inclusive, esta é uma estratégia chave para melhorar seus produtos e serviços.
Algumas formas de implementar a Responsabilidade Social Empresarial gerando engajamento com a comunidade para soluções sustentáveis, são:
- Criar canais abertos de comunicação com a comunidade para opinião, sugestão e/ou reclamação. Este processo é um grande aliado para identificar necessidades e descobrir soluções para problemas reais do seu entorno e como a empresa pode colaborar para o desenvolvimento local.
- Proporcionar espaços educativos para comunidade, sejam jovens em escolas ao redor, população em geral ou apoio a institutos de educação voltados para meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
- Gerar planos de visita da população à companhia em busca de educar e elucidar sobre os projetos ecológicos e sociais da empresa.
- Promover capacitação de colaboradores para se atualizarem sobre as soluções mais atuais sobre questões ambientais e sociais.
- Incentivar o voluntariado de colaboradores através de ações que tragam benefícios para a comunidade no entorno da empresa.
Todas essas estratégias e mais são aplicadas dentro das estratégias de Governança e Capital Humano da Orizon VR. Conheça nosso Relatório de Sustentabilidade 2022 e entenda o impacto positivo de aplicar a Responsabilidade Social Empresarial em seu negócio.