Blog

ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os ODS, Objetivos de Desenvolvido Sustentável, são diretrizes para empresas, governos, instituições e pessoas que desejam criar um presente e um futuro mais sustentável, com mais igualdade entre as pessoas e respeito à biodiversidade. Vamos entender a seguir como essas diretrizes se aplicam em alguns ecossistemas.

O que são os ODS e como eles se aplicam nas empresas

Os ODS foram estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015, estipulando 17 objetivos, com 169 metas, para que pessoas de todos os lugares do mundo possam ter garantia de uma vida digna, com proteção ao meio ambiente, erradicação da pobreza, acesso aos direitos básicos como alimento e água, e que desfrute da paz e prosperidade.

Todos os objetivos são interligados, de uma forma que os setores que compõem uma sociedade possam fazer as ações que lhes competem para um mundo sustentável. 

Os ODS aplicados nas empresas se dão especialmente por meio do Pacto Global

Uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade”.

No Pacto Global são compartilhadas ferramentas para o cumprimento dos Dez Princípios, dos ODS, do ESG, liderança e boas práticas, construindo uma rede de informações e trocas para que empresas possam se tornar também agentes de transformação positiva.

Como a Orizon trabalha para alcançar os ODS

A Orizon é uma empresa de valorização de resíduos e engenharia ambiental. Através dos ecoparques, unidades de tratamento e destinação de resíduos perigosos e estação de transferência de resíduos, a empresa realiza a destinação correta dos resíduos sólidos, transformando-os em energia, biogás, crédito de carbono e muito mais.

Dos 17 ODS, a Orizon VR, em 2021, assumiu cinco compromissos que estão alinhados com a sua estratégia de ESG e integradas dentro de 5 eixos que apresentamos abaixo:

Eixo Valorização Ambiental

A Valorização Ambiental está na base da Orizon, que se dedica justamente à gestão de resíduos, agindo contra as mudanças climáticas, visto que a má gestão desses impacta em poluição do solo e da atmosfera pela alta emissão de GEE (gases de efeito estufa).

Os resíduos sólidos urbanos recebidos pela empresa são tratados de forma a reduzir os impactos ambientais, desde  a coleta até a disposição final. Uma grande inovação na gestão desses resíduos é a transformação dos mesmos em biogás, biometano, crédito de carbono e água de reuso. 

ODS Integradas:

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

ODS  13 – Ação contra a mudança do clima.

Eixo Governança Corporativa

A Orizon integra o Novo Mercado, o maior nível de governança corporativa da B3. Esse é um importante eixo para garantir que a empresa propicie um ambiente seguro e positivo para seus colaboradores, acionistas e demais stakeholders.

Dentro de seus compromissos estão a transparência, ética, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 

ODS Integradas:

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Eixo Capital Humano

As relações entre a Orizon e seus colaboradores são de suma importância, orientadas pela confiança, transparência e dignidade, reforçadas pelo seu Código de Ética. 

Condições de trabalho dignas, valorização e desenvolvimentos dos colaboradores, cuidado com a segurança e promoção da saúde são parte das ações do Eixo Capital Humano prezado pela companhia.

ODS Integradas:

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS 10 – Redução de desigualdades.

Eixo Capital Financeiro

O Eixo de Capital Financeiro é importante para empresas sustentáveis, que devem gerar inovação tendo em vista a viabilidade dos projetos e compromisso monetário com colaboradores, fornecedores, acionistas e outros. O resultado financeiro da empresa, que possui capital aberto, é transparente.

ODS Integradas:

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

Eixo Responsabilidade Social

A responsabilidade social da Orizon está ligada aos colaboradores, clientes e comunidades do entorno. É necessário assegurar que as soluções oferecidas pela empresa tenham um impacto positivo para todos os envolvidos, direta ou indiretamente.

Nas ações de responsabilidade social da empresa estão iniciativas como:

  • Comunidades locais: contratação de moradores da região; palestras, oficinas temáticas, projetos sociais, campanhas, educativas, doações, programas de visitação, feiras e eventos; apoio à ONGs como o Movimento Preservar.
  • Programa de Educação Ambiental: promove a discussão qualificada sobre resíduos e meio ambiente, estimulando mudanças de comportamento.
  • Canais de comunicação para facilitar o acesso dos interessados à companhia.
  • Inovação e tecnologia: inovação e tecnologia para gerar energia limpa, desenvolver a economia circular e proteger o meio ambiente e a saúde da população. Parcerias com universidades através do Programa de Pesquisa e Inovação, resultando em novas tecnologias.
  • Gestão de emergências: através da preservação do Meio Ambiente, atendendo aos requisitos legais vigentes aplicáveis aos seus negócios. O cumprimento de práticas para assegurar a saúde e segurança dos colaboradores.
  • Cadeia de fornecedores que sigam os mesmos princípios éticos que a Orizon.

ODS Integradas:

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura.

ODS 10 – Redução de desigualdades.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Para saber mais sobre nossa atuação nos ODS, conheça o relatório completo de sustentabilidade da Orizon.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas