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O que são os 4 R’s da sustentabilidade

O que são os 4 R's da sustentabilidade

Não se sabe exatamente quando o termo quatro R’s da sustentabilidade foi criado, mas sim que ele faz parte da crescente preocupação com os impactos ambientais que as indústrias vêm causando desde o início da era da industrialização.

Entre os importantes movimentos e eventos que podem ter dado origem aos R’s estão os movimentos ambientais nos Estados Unidos e Europa na década de 70, como a criação do Dia da Terra, ou encontros ambientais como a Rio 92.

Porém, sabemos que este é um conceito que surgiu com 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. E foi evoluindo conforme as teorias voltadas para sustentabilidade ganharam maturidade. Hoje já temos até mesmo 9 R’s, contudo, o mais comum é que a indústria e a academia aderem apenas os 4 R’s.

O mais importante é entendermos que os 4 R’s da sustentabilidade surgem como um apelo contra o modelo de crescimento industrial, que vem causando diversos impactos ambientais: poluição, exploração de recursos naturais finitos, liberação de gases de efeito estufa na atmosfera e outros. 

Portanto, essas letras nos lembram de pensar em todo o ciclo de produto e de consumo, desde repensar a forma que criamos e compramos, até aumentar o ciclo de vida dos produtos através da reutilização ou reciclagem.

Quais são os 4 R’s da sustentabilidade

Atualmente os 4 R’s possuem aplicabilidade tanto em nosso consumo pessoal, como no desenvolvimento de produtos, forma de produção ou prestação de serviços. 

Aqui focaremos nos 4 R’s da sustentabilidade na economia circular, ou seja, falaremos das aplicações desse conceito dentro das empresas. 

Repensar

Este é o momento de analisar todo o nosso produto e forma de produção, buscando alternativas mais ecológicas e socialmente responsáveis. 

Na economia circular podemos usar o Repensar já na criação de um produto ou serviço, usando preceitos como componentes biodegradáveis, vindos de biotecnologia, que tenham um design mais duradouro, etc.

Reduzir

Um dos grandes problemas que temos na industrialização é justamente a produção de excessos, que tanto extraem mais matéria-prima do que a natureza pode prover, quanto gera mais resíduos do que a natureza e as tecnologias humanas podem absorver.

Em uma empresa, reduzir se aplica desde rever o uso de descartáveis no cotidiano, quanto repensar embalagens para serem mais compactas, naturais ou nem precisam existir, mudar a lógica de produção para menos produtos e maior qualidade, etc.  

Reutilizar

Muitos produtos que poderiam ser consertados ou adaptados para reutilização, acabam parando em lixões, aterros ou até mesmo em sistemas como os rios e mares. Reutilizar é uma forma de prevenir que isso aconteça, assim como diminuir a quantidade de extração de novos materiais para produzir novos produtos.

Como exemplo, podemos pensar em empresas que facilitam a manutenção de seus produtos, que realizam logística reversa para reutilizar componentes ou que desenvolvem soluções de reutilização de embalagem ou produtos pelo próprio consumidor.

Reciclar

Reciclar pode ser um dos termos mais comuns e com a ideia disseminada, porém, infelizmente, a prática ainda é pouquíssimo aplicada pelas empresas e governos que precisam ofertar coleta seletiva.

Na economia circular pensamos no desenvolvimento do produto já prevendo como ele deverá ser tratado no final de seu uso. Portanto, pensar em produtos desenvolvidos com materiais de fácil reciclagem é essencial, assim como oferecer uma logística reversa eficaz.

Colocando em prática os 4 R’s

Para colocar os 4 R’s da sustentabilidade e a economia circular em prática em uma empresa, não basta entender os conceitos. É necessária uma ação efetiva da companhia de querer mudar sua cultura ou, para quem está surgindo agora, começar a construir o negócio nessas bases.

Este é um exercício de construção conjunta e que não possui um caminho único e 100% eficaz. Tudo dependerá especialmente do lugar em que a empresa atua, entendendo quais são os materiais e tipos de mão de obra para desenvolver suas estratégias sustentáveis e circulares.

Por exemplo, uma empresa que desenvolve e distribui produtos em cidades menores, enfrentará grandes desafios com a reciclagem, enquanto aquelas que atuam em grandes centros terão mais opções para essa solução. Ainda, se a empresa atua em diferentes regiões, precisará pensar em distintas estratégias ou alguma que englobe todos os desafios.

Aprofunde-se 

Para superar esses obstáculos já existem campos de estudo e desenvolvimento que estão trazendo soluções mais eficazes. É importante ir além dos termos e se aprofundar nas soluções. Busque conhecer mais sobre economia circular, gestão de resíduos, biotecnologia, etc.

Engaje seus colaboradores

Para colocar estes conceitos em prática o melhor caminho é conseguir engajar a equipe da empresa, para entenderem a importância deles e que assim possam gradualmente adotar essa mentalidade dentro de seu trabalho. As diferentes e complementares visões ajudarão no desenvolvimento de produtos mais ecológicos.

Eduque os consumidores

As empresas possuem um papel fundamental na educação de seus consumidores, pois exercem grande influência através da conexão da pessoa com a marca, além da responsabilidade de oferecer conhecimento pleno sobre seus produtos e impactos.

Continue o seu aprofundamento sobre economia circular, gestão de resíduos e outras soluções verdes acompanhando o nosso blog.

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