Blog

O que é possível gerar em um Ecoparque?

O fim dos lixões, aterros controlados e a transição para aterros sanitários, definidos pela PNRS, são normativas bastante importantes para a transição da realidade de gestão de resíduos sólidos do Brasil.

Muito há de se caminhar até que essa realidade seja transformada, até lá é importante elevarmos o padrão da nossa gestão de resíduos para além do que prevê os aterros sanitários, aproveitando melhor os subprodutos do processo, e o Ecoparque é um ótimo exemplo de que isso é super possível.

Em termos de tecnologia para tratamento de resíduos sólidos, os Ecoparques são uma opção bastante avançada e todos os subprodutos entregues no processo de valorização e destinação do resíduo, os tornam empreendimentos diferenciados.

Além das diversas vantagens, os subprodutos gerados em Ecoparques representam potencial de aproveitamento da energia contida no resíduo. No artigo Ecoparque: a evolução do aterro sanitário é possível entender melhor esses pontos.

As soluções geradas em um Ecoparque

Biogás

O biogás é fruto do processo de decomposição  anaeróbica (sem a presença de oxigênio) dos rejeitos. O lixo que chega é condicionado em camadas, isso cria condição para formação do biogás, que é uma mistura de gases. Esse gás é captado e utilizado para vários fins, pode ser considerado um importante personagem para a diversificação da matriz energética brasileira, por seu potencial energético oriundo de um processo de alto impacto ambiental e que é inerente à existência humana, a produção de resíduos. Para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre biogás, aproveite também para conhecer um pouco mais do contexto político do biogás no mundo com o artigo sobre o tema.

Biometano

Com a coleta do biogás é possível se produzir biometano, um gás natural renovável que substitui sem prejuízos gases de origem fóssil como o Gás Natural Veicular (GNV), por exemplo. Para produção de biometano, o biogás proveniente da decomposição dos resíduos passa por um processo de purificação.

Energia Elétrica Renovável

A energia elétrica é gerada no ecoparque quando o biogás é captado do maciço de resíduos, encaminhado para centrais, levado para alimentar geradores e que por sua vez produzem energia elétrica. A energia elétrica produzida nos ecoparques da Orizon é injetada novamente na rede pública e passa a ser comercializada no Mercado Livre de Energia.

Créditos de Carbono

Ao cuidar diariamente do que é descartado por cerca de 30 milhões de brasileiros e evitar a exposição do gás metano na atmosfera, as operações dos Ecoparques da Orizon,  são capazes de gerar 3,4 milhões de toneladas de créditos de carbono por ano.

Dessa forma, contribuindo com a redução da emissão dos gases do efeito estufa no planeta e, consequentemente, os efeitos do aquecimento global. 

Materiais recicláveis

Alguns Ecoparques possuem estrutura para separação e valorização de recicláveis através de Unidades de Triagem Mecanizada (UTM), como é o caso dos Ecoparques Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco) e Paulínia (Paulínia, São Paulo). Nesses ecoparques os resíduos passam por um processo de separação e são compactados de acordo com o seu tipo para retornar a cadeia produtiva através de reciclagem, podendo gerar créditos de reciclagem. Conheça um pouco mais sobre com o nosso artigo.

CDR

CDR é a sigla utilizada para Combustível Derivado de Resíduo que é basicamente o processamento de alguns resíduos em forma de combustível que pode alimentar processos industriais.

Fertilizantes Verdes

Em diversos tipos diferentes de processos de compostagem, podem ser alcançados ótimos níveis de compostos orgânicos fertilizantes. A partir dessa tecnologia de compostagem é possível transformar os resíduos orgânicos domiciliares e públicos, como é o caso do lodo, em um fertilizante organomineral.

Água de Reuso

Já existem tecnologias que conseguem transformar o percolado do lixo, também conhecido como chorume, em água de reuso (não potável para consumo humano), como é o  caso do Ecoparque de São Gonçalo. Através de osmose reversa, a água de reuso é separada do restante dos resíduos que é reintroduzido nos Ecoparques.

Ficou interessado e quer saber mais sobre as soluções geradas nos Ecoparques da Orizon? Fale com um especialista.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas