Blog

Compostagem industrial: o que é, e quais os benefícios

Compostagem industrial o que é, como é feita e quais os benefícios

A compostagem industrial é uma ótima forma de lidar com os resíduos orgânicos em grande quantidade, seja de uma empresa ou órgão público, transformando esse material em um rico adubo natural que poderá voltar para a cadeia produtiva de alimentos ou plantas em geral.

Porque tratar os resíduos orgânicos de uma empresa com compostagem

Existem alguns motivos para tratar os resíduos orgânicos da empresa através do processo de compostagem:

  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a obrigatoriedade de fazer a destinação correta dos resíduos da empresa, incluindo os orgânicos. Apesar dessa obrigatoriedade ser ampla, incluindo os aterros sanitários, alguns indícios nos fazem apostar que no futuro isso pode mudar.

Podemos começar pela Lei Municipal de Florianópolis, Lei n.º 10.501, que institui que os resíduos orgânicos de instituições públicas ou privadas devem ser encaminhadas para a compostagem, abrindo precedentes para outros municípios aderirem a projetos semelhantes.

A compostagem se encaixa perfeitamente nestas estratégias já que, mais do que tratar um resíduo, ela se torna um novo produto sustentável e de qualidade para ser usado por outras indústrias, ou a própria geradora dos resíduos.

  • Por último, dependendo do formato de tratamento dos resíduos orgânicos, a empresa ainda pode abrir uma nova frente de negócio, como a venda do adubo resultante do processo ou o uso deste em plantações próprias.

Como é feita a compostagem industrial

A compostagem industrial começa pela seleção de resíduos orgânicos qualificados para geração de um fertilizante verde que possa ser comercializado, processo que acontece em uma usina de compostagem. 

Essa seleção pode ser mais simples, quando o resíduo já chega pré-selecionado por uma coleta seletiva, ou pode ser mais complexo, quando vem de coleta convencional misturada com outros materiais e precisa de um processo de separação mais robusto, como os encontrados nos ecoparques, nas Unidade de Triagem Mecanizada.

Após a separação e seleção dos materiais para o processo, existem três modelos mais comuns de compostagem industrial que valem ser destacados:

Leira estática, compostagem por aeração

Os materiais são dispostos em fileiras com corredores, chamadas de leiras, onde receberão entrada de ar pelo sistema de aeração, para acelerar o processo de decomposição. 

A aeração é feita por tubos e canos perfurados que ficam no solo, embaixo da leira. Esse processo pode ser passivo ou forçado por um aparelho que introduzirá o ar debaixo para cima.

Leira com revolvimento

O processo de revolvimento é muito comum na compostagem industrial por sua capacidade de tratar grandes volumes.

Os resíduos orgânicos são dispostos em leiras, que receberão um trator ou máquina para remexer o material, permitindo a entrada de ar, além de aplicar água para manter a umidade ou outros produtos que ajudem a acelerar a decomposição.

Tanto no processo de leira estática, como na leira com revolvimento, quando a matéria orgânica chega no ponto ideal para ser usada como adubo, é passada por uma peneira para separar as madeiras e materiais que não se decompuseram (que voltarão para o início do processo), finalizando ao ensacar o material já decomposto para a comercialização.

Reator e outros processos de mecanização

Também temos o reator e outros processos de mecanização da compostagem para uma super aceleração no processo de decomposição, porém, estas máquinas possuem ainda uma capacidade de volume relativamente baixa para a necessidade industrial, recomendada para tratamentos pontuais e até internos da empresa.

O que determina uma boa compostagem

Uma boa seleção de material e o manejo correto da compostagem é essencial para a qualidade final do fertilizante orgânico e seu poder de comercialização. Existem diversos fatores que precisam ser controlados na compostagem para que não se desenvolvam microrganismos patogênicos.

A aeração ou o revolvimento, por exemplo, são essenciais para manter controlada a temperatura e umidade do material, higienizando-a e mantendo a sua qualidade.

Portanto, escolher uma empresa que possui fortes parâmetros de controle do seu processo de compostagem é essencial para a compra de um bom fertilizante verde.

Mais benefícios 

Outros benefícios da compostagem industrial para uma empresa estão diretamente ligados às suas estratégias de sustentabilidade.

Uma empresa que encaminha de forma correta os seus resíduos sólidos estará trabalhando a sua gestão de resíduos de forma consciente e obtendo benefícios como:

  • Melhorar seu posicionamento como uma marca consciente.
  • Conscientizar e incentivar seus colaboradores a adotarem processos de reciclagem e compostagem em sua casa.
  • Utilizar o fertilizante orgânico para outras iniciativas sustentáveis, como a horta da empresa, seu jardim ou doação de material para outros projetos.

Veja como fazer a gestão correta dos seus resíduos orgânicos com a Orizon através da compostagem industrial e geração de fertilizante verde.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas