Blog

Alinhando tecnologia e sustentabilidade, tudo o que você precisa saber

Alinhando tecnologia e sustentabilidade

Grande parte dos problemas ambientais que enfrentamos hoje veio justamente do desenvolvimento tecnológico, ainda assim, para atender as necessidades da sociedade moderna, aliar tecnologia e sustentabilidade pode ser o melhor caminho para consertar erros do passado e encontrar um futuro confortável, socialmente justo e proteger a natureza.

O que difere da tecnologia verde e sustentável que buscamos desenvolver atualmente, daquela que um dia gerou os impactos ambientais e sociais, é justamente o entendimento de que precisamos integrar sociedade e natureza se queremos progredir de forma sustentável, permitindo que as próximas gerações possam usufruir das mesmas, ou melhores, oportunidades que nós.

Aliando tecnologia e sustentabilidade

Desenvolver uma tecnologia sustentável não é uma tarefa simples, especialmente em um mundo que exige soluções rápidas, quando muitos dos impactos só serão percebidos a longo prazo.

Portanto, aliar tecnologia e sustentabilidade exige um olhar sistêmico, de curto e longo prazo, atendendo diferentes atores e necessidades.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar tecnologia nem sempre está ligada a soluções de grande e complexa escala, que exigem aparelhos avançados. Muitas vezes a tecnologia sustentável passa surge em iniciativas simples, eficazes e de baixo custo.

Ainda assim, entendendo a complexidade dos tempos modernos, globalizado e com uma grande população, novas e avançadas tecnologias surgem para agregar aos modelos simples, facilitando o acesso e evolução da sustentabilidade. 

Um bom exemplo de como podemos aliar conhecimentos ancestrais, natureza e tecnologias modernas é a compostagem, processo de decomposição de alimentos e outros orgânicos, que se tornam uma terra rica em nutrientes podendo ser usado para adubação. Esse é um processo inspirado em um ciclo natural, realizado desde o início dos tempos, que pode ser feito de forma prática em casa ou com ferramentas mais avançadas, como na compostagem industrial.

Exemplos de tecnologia sustentável

Alguns dos exemplos mais atuais e promissores de tecnologia sustentável são:

Bioeconomia

Não é exatamente uma tecnologia, mas sim um campo de estudo e desenvolvimento que se inspira e leva em consideração as interações naturais do ambiente para produzir tecnologias mais limpas e ecológicas. 

Energia renovável e baixas emissões

São aquelas que emitem pouco (ou não emitem nenhum) CO2 e outros gases do efeito estufa, através de eficiência energética. Como exemplos temos a energia solar, bioenergia, hidrelétricas, etc. 

Captura de carbono

Retirar CO2 da atmosfera para armazenamento no solo ou transformação dos gases para emissores menos poluentes. A captura de carbono pode ser feita desde tecnologias mais avançadas, como no processo de gestão de resíduos, ou em tecnologias mais simples, como nos sistemas agroflorestais. 

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos é um setor que engloba uma série de tecnologias sustentáveis, como a captura de carbono, a produção de biogás e biometano, reciclagem, tratamento de chorume, biofertilizantes e outros. Assista ao vídeo em nosso Instagram, clique aqui.

Tratamento de água

A água é um dos recursos mais importantes que temos para a sobrevivência humana e de outras espécies. Tecnologias sustentáveis hídricas podem tanto ser aplicadas em produtos mais naturais que causam pouco ou nenhum impacto na água e vida que está ali, até em tratamentos como biodigestor, lagoas com plantas filtrantes, etc.

Tecnologia da informação

A tecnologia de informação pode ajudar muitos setores a se tornarem mais sustentáveis. Um exemplo muito promissor é a facilidade de rastreamento de toda uma cadeia, que pode beneficiar a distribuição de alimentos de forma eficaz, facilitar a implementação de logística reversa, fiscalizar a procedência da matéria-prima e destinação do produto final, etc.

Apenas desenvolvimento tecnológico não basta

A tecnologia pode ser uma forte aliada quando falamos na sustentabilidade, porém pode não ser o suficiente. É preciso olharmos as soluções como um sistema complexo e integrado, entendendo que é um conjunto de tecnologias, mudanças de comportamento e ações que farão a real diferença.

Se não mudarmos a forma de produzir e consumir, tecnologias que são consideradas verdes podem se tornar altamente prejudiciais. 

Um exemplo muito atual são os carros elétricos, que são a aposta de mobilidade sustentável, mas que possuem um grande impacto na produção e descarte das baterias. Hoje este setor enfrenta um grande desafio de contornar estes problemas antes que se atinja uma grande escala de produção.

Portanto, algumas perguntas que podemos fazer ao desenvolver ou buscar uma tecnologia sustentável é:

  • Qual é o impacto que essa tecnologia causa a longo e curto prazo?
  • Quais consequências que as comunidades no entorno vão sofrer com o desenvolvimento e produção dessa tecnologia?
  • Como integrar comunidades para serem beneficiadas nesse processo?
  • Qual é o impacto da vida animal com esse processo?
  • Essa tecnologia está baseada nos preceitos da economia circular
  • Com essa solução poderemos dar mais do que extrair da natureza?

Essas são apenas alguns apontamentos que devem ser respondidos quando formos desenvolver ou consumir tecnologias sustentáveis.

Siga a Orizon no Instagram para acompanhar de perto as soluções tecnológicas mais avançadas na gestão de resíduos.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas