Qual é a melhor destinação para os resíduos produzidos pelas indústrias e a sociedade? Se antes grande parte deles eram direcionados para lixões, hoje existem uma série de possíveis beneficiamento de resíduos para os mais variados tipos de lixo e esgoto.
O que é o beneficiamento de resíduos?
O beneficiamento de resíduos é o tratamento mais adequado para cada tipo de material descartado. Trata-se de um processo de descontaminação e processamento, direcionando esses materiais para um novo uso.
Esse processo pode ser feito com os mais variados tipos de resíduos, em diferentes processos. Entre os exemplos de beneficiamentos estão:
Reciclagem
A reciclagem é o processo de recuperação, descontaminação e reintrodução de um material na indústria para a produção de um novo produto.
No processo de reciclar, o material pode:
- Ser usado para formar um mesmo produto, quando não perde suas qualidade no processo, como as latinhas de alumínio;
- Ser reintroduzido em um produto de qualidade inferior, como no caso plástico, que perde suas qualidades na reciclagem, até precisar ser beneficiado de outra forma.
Compostagem industrial
A compostagem industrial é o beneficiamento de materiais orgânicos. Este processo pode ser caseiro, porém atende uma demanda individual, enquanto a Compostagem Industrial aceita resíduos urbanos, agrícolas e até lodo de tratamento de esgoto.
O resultado da compostagem industrial é um adubo que pode ser utilizado para produção de alimentos ou cuidados em jardins.
Compostagem anaeróbica
A compostagem anaeróbica é também o tratamento de materiais orgânicos, porém, em um espaço fechado e sem ar. O objetivo é obter o biogás que pode ser usado como combustível ou para a produção de energia.
Geração de energia por coprocessamento
Aqueles materiais que não podem ser reciclados ou compostados, e possuem um alto valor calorífico, são beneficiados através do coprocessamento, onde é formado um blend que será queimado como combustível em um forno industrial autorizado.
Tratamento de efluentes
Sabia que o esgoto também pode ser beneficiado? O lodo de seu tratamento, por exemplo, pode ser encaminhado para a compostagem industrial, mas existem outras alternativas também, como utilizar a água do esgoto na produção de concreto.
Outros beneficiamentos
Há outros materiais mais específicos que podem ser beneficiados, como rejeitos da construção civil que se tornam agregado fino ou grosso; reuso de óleo de cozinha, com potencial para sabão, tinta, glicerina e até biocombustível; e bituca de cigarro, tratando o papel e utilizando-o para artesanatos.
A importância do beneficiamento de resíduos
O beneficiamento de resíduos é essencial para alcançarmos uma produção industrial mais sustentável, extraindo menos matérias-primas e utilizando ao máximo um mesmo material, diminuindo ou, dependendo do setor, até zerando a exploração dos recursos naturais.
Trabalhar com o beneficiamento dos resíduos é também um caminho praticamente inevitável com o passar dos anos, vendo que cada vez mais medidas públicas e de mercado são criadas para assegurar que os impactos ambientais da indústria e da sociedade de consumo diminuam. Como:
PNRS, tratamento de resíduos sólidos e a logística reversa
O PNRS é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a extinção dos lixões e aterros controlados, destinando os resíduos para ambientes de reaproveitamento total desse, e o isolamento/tratamento daqueles materiais que não poderão voltar para a cadeia.
Esta política pública pressiona as indústrias a se responsabilizarem pelos resíduos produzidos por sua fabricação, desde aqueles gerados na produção, como aparas de um material, até a criação de uma logística reversa eficiente para o cliente final poder fazer o descarte do produto comprado.
Economia circular para maximizar os lucros e diminuir os danos
O beneficiamento de resíduos também entra no preceito da economia circular, onde nenhum produto é jogado fora, mas sim retornado para a cadeia produtiva como um insumo a ser utilizado.
Este sistema, além de ser mais ecológico, diminuindo a extração de matéria-prima, ainda maximiza os lucros, já que um mesmo produto será utilizado diversas vezes. Podemos pensar no seguinte quadro:
– Um material orgânico que vá para a compostagem anaeróbica, pode ter o biogás capturado e transformado em energia, diminuindo a necessidade do uso de energia não renovável, como aquelas advindas de fonte fóssil.
Como fazer o beneficiamento dos seus resíduos
O beneficiamento dependerá muito da região e do tipo de resíduos que você está produzindo, isso porque, por lei, alguns resíduos podem ser apenas tratados perto de onde foram produzidos.
Este processo pode ser feito por empresas especializadas, como a Orizon – Valorização de Resíduos. Conseguir concentrar o beneficiamento de resíduos em uma mesma empresa facilita a logística e os custos de operação.
Na Orizon, por exemplo, é possível fazer os principais tipos de beneficiamento faça o descarte correto dos seus resíduos entrando em contato com a nossa equipe.