E se dissermos que lixo pode produzir energia? Te soa estranho ou perigoso? Pois saiba que é a nossa sociedade que, por muito tempo, não soube olhar com circularidade para aquilo que produzia. Mas temos boas notícias, são inúmeros os motivos que fazem os resíduos serem uma matéria-prima segura para a produção de energia renovável e limpa.
Os limites das energias renováveis
Atualmente já temos importantes estudos científicos para sabermos que as fontes de energia não renováveis, vindas do combustível fóssil, são um fator impactante no aquecimento global, que está acarretando mudanças ambientais que nos levam a uma emergência climática.
Estamos entendendo cada vez mais a necessidade de investimento e desenvolvimento de energia vinda de fontes renováveis, seja para abastecer a rede elétrica, ou os transportes.
Porém, para se produzir energia renovável, dependendo da tecnologia, podem haver diversos efeitos secundários ou limitações para o sucesso dessas soluções. Vamos analisar as principais energias renováveis e compará-las com a energia produzida a partir do lixo.
Hidrelétrica
A energia vinda de hidrelétrica é a principal fonte de abastecimento de energia elétrica no Brasil. Contudo, temos três impasses que fazem com que esse modelo seja de difícil aplicação, especialmente ao nível mundial:
- A hidrelétrica precisa de muita água: para produzir energia vinda de grandes usinas hidrelétricas para o abastecimento de uma cidade ou de um país, precisamos de muita água. O aquecimento global implicará em queda da disponibilidade da água, portanto, essa tecnologia pode se tornar inviável a médio prazo.
- Existe um impacto ambiental: apesar de ser uma energia renovável e com menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com a energia fóssil, a hidrelétrica tem um impacto ambiental por precisar alagar as áreas ao seu redor, o que pode afetar a fauna e flora da região.
Energia Eólica
A energia eólica é aquela produzida a partir de moinho de ventos. Essa energia renovável precisa de uma abundância de vento para ser realmente produtiva, fazendo com que apenas algumas regiões consigam gerá-la, limitando a sua capacidade de abastecimento. No Brasil, por exemplo, por sua posição geológica, a região do nordeste é a principal produtora de energia eólica.
Além da dependência das condições imprevisíveis como a chegada do vento, temos na energia eólica o impacto dos aerogeradores, que são grandes estruturas e precisam de espaço para serem construídas, ameaçando frágeis biomas, como a caatinga.
Por fim, espécies de animais, como aves e morcegos, acabam se chocando com as hélices dos aerogeradores.
Energia Solar
Essa é sem dúvida a energia renovável que possui maior visibilidade globalmente, afinal, o Sol é um recurso abundante. Porém, apesar disso, a falta incidência do Sol faz com que a energia solar seja de difícil desenvolvimento em algumas regiões.
Além disso, por termos por volta de 12 horas sem Sol (variando de época e região), essa energia não pode ser produzida durante a noite.
Todavia, existe um impacto maior do que a dificuldade de geração de energia, sendo os impactos ambientais secundários, como a perda de vegetação e consequências na vida animal quando há grandes usinas de geração de energia solar.
Biogás, a solução do futuro para energia renovável
O biogás é a energia renovável produzida a partir da captura de gases emitidos na decomposição de materiais orgânicos. Esse é um modelo de energia menos divulgado, mas que está em exponente crescimento.
Este modelo de energia renovável pode ser feito através do saneamento urbano, que corresponde a 74% da geração de biogás no Brasil.
O que é incrível no uso do biogás para abastecimento energético é que ele não apenas supre uma demanda de energia renovável e mais limpa, como soluciona outro problema: a gestão de resíduos.
A humanidade continua crescendo em número de pessoas e as matérias orgânicas serão sempre produzidas, precisando de uma destinação mais ecológica. Segundo a ABRELPE, em 2022 o Brasil produziu 81,8 milhões de toneladas de resíduos urbanos, isto significa que foram produzidas 224 mil toneladas por dia no país.
Portanto, podemos observar que diariamente temos toneladas de matérias-prima que poderiam ser reintroduzidas na indústria, com as vantagens de:
- Reutilizar materiais já produzidos, sem precisar explorar novos recursos para geração de energia.
- Tratar um problema já existente, ajudando a diminuir o impacto dos resíduos na natureza.
- Não depender de fatores ambientais imprevisíveis, como o uso da água, do vento ou do Sol, podendo ser aplicada em praticamente qualquer lugar do mundo e em qualquer estação do ano.
Vamos transformar a nossa relação com os resíduos, percebendo que todos os dias geramos uma importante fonte de energia.
Existem ainda mais soluções para a valorização dos resíduos. Você pode conhecer grande parte delas na Orizon VR.