Blog

Jornada X Orizon engaja comunidades para o desenvolvimento ambiental

Jornada X Orizon engaja comunidades para o desenvolvimento ambiental

Como empresas e comunidades podem trabalhar juntos para a conscientização e o desenvolvimento ambiental? Foi essa inquietação que levou à materialização da Jornada X Orizon, um projeto desenvolvido em parceria entre a empresa Orizon VR e a ONG Live Lab, visando engajar jovens, educadores e lideranças comunitárias para prover desenvolvimento sustentável em suas localidades.

O lançamento, que aconteceu no ecoparque da Orizon em Paulínia/SP no dia 03 de maio de 2023, contou com a participação de 100 alunos e 20 professores, além de integrantes da equipe da Orizon e da Live Lab. Foi um dia repleto de atividades educativas, trocas de saberes e palestras, como a de Edgar Gouveia Junior, grande educador, idealizador da Live Lab e do projeto Jornada X, que ajudou os participantes a entenderem a dimensão dessa iniciativa.

O que é a Jornada X Orizon

A Jornada X visa a inovação social e ambiental através de comunidades. Utilizando técnicas da gamificação – processo onde são usadas estratégias comuns em jogos para ajudar no engajamento, motivação e facilidade de aprendizagem e execução de uma meta -, a Jornada X provoca jovens e adultos a transformarem a sua realidade.

Nós podemos ser heróis da nossa história e transformar o mundo com nossas ações! Esta é a provocação que acontece neste jogo. Com a entrada da Orizon, o jogo passa a focar nas questões ambientais e é então que surge a Jornada X Orizon, focada em resoluções dentro da temática de resíduos sólidos em municípios onde a Orizon atua.

O projeto se inicia com o engajamento da comunidade escolar, instigando os jovens a pensarem qual é a problemática dentro da escola que eles querem mudar. Todo o processo é dado através de gincanas que resultarão em um mutirão, o Dia X, para resolver a problemática encontrada.

A ideia de todo o processo está ancorada na ideia de que mudar o mundo deve ser fun (divertido), free (livre), fast (rápido) e fantastic (fantástico). No evento de lançamento pudemos provar isso, onde houve muitas dinâmicas, gincanas e aprendizados.

Jornada X Orizon engaja comunidades para o desenvolvimento ambiental
Jornada X Orizon engaja comunidades para o desenvolvimento ambiental

“Hoje eu gostei muito da minha experiência, achei que foi muito divertido, aprendi bastante coisa por meio de brincadeiras, coisa que eu já tentei aprender muitas vezes e hoje eu aprendi de uma forma muito leve e eu gostei bastante.” – depoimento de Sabrina, EMEF, sobre o evento de lançamento da Jornada X Orizon.

Na primeira edição da Jornada X Orizon, que já está acontecendo neste semestre, foram selecionadas seis escolas públicas dentro das cidades de Paulínia, Sumaré e Itapevi, onde ao menos 2.990 jovens serão impactados com a ação:

  • E. E. Parque dos Servidores
  • E. E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg
  • E. E. Profa Eliana Andrés de Almeida Souza
  • E. E. João Nascif Chalupp
  • EMEF Nilza Thomazini
  • E. E. Leonilda Rossi Barriquelo

Ainda no primeiro semestre é previsto que o impacto da Jornada X Orizon chegue em média a 17.940 pessoas, já que, de acordo com estudo da LiveLab, cada participante gera impacto na vida de seis pessoas (em média) ao seu redor.

Para o segundo semestre o objetivo é de expansão. Além das unidades do estado de São Paulo, o objetivo é que o programa seja ampliado para regiões onde há outros ecoparques da Orizon, como no Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe. Dessa forma, até o final de 2023, a perspectiva é que a Jornada X Orizon traga transformação em 6 cidades, 16 escolas públicas, 6.000 jovens a partir do oitavo ano e 36.000 pessoas impactadas positivamente. 

Mas que tipo de impacto estamos realmente falando?

Impacto socioambiental da Jornada X Orizon

Ninguém pode salvar o mundo sozinho, certo? Os problemas gerados na sociedade, serão resolvidos em coletividade. Ainda assim, é comum que pessoas que buscam mudanças tenham o sentimento de que somos poucos ou estamos sós no desejo de transformar o mundo. 

A Jornada X Orizon tem justamente este efeito de promover, impulsionar e engajar comunidades para atuarem em conjunto, mesmo que cada uma esteja fazendo a sua parte, em sua região. Durante o evento de lançamento da jornada ficou nítido para as escolas de que elas não estão sozinhas, existem outras centenas e até milhares de pessoas dispostas a trazerem soluções para os problemas socioambientais em suas localidades.

Projetos como este trazem a possibilidade de pensar que realmente as coisas podem ser diferentes, que podemos fazer mais se nos conectarmos entre empresa, poder público, terceiro setor, escolas e comunidade. É por isso que os jovens selecionados para participar da Jornada X Orizon são protagonistas com potencial de mudança nas comunidades em que estão inseridos, seja na escola, bairro ou em casa, gerando transformação desde a base da nossa educação.

Como pontuou Edgar Gouveia Junior: “… fazer a escola ser um laboratório de desenvolvimento local. Eles fazem isso acontecer de verdade. E não ficar só estudando sobre o lixo e reciclagem, mas de fato fazer projetos que transformem a realidade de sua comunidade.”

Para acompanhar os próximos passos e resultados da Jornada X Orizon, acompanhe o nosso Instagram, onde você já pode ver os depoimentos e ter uma amostra do que foi o lançamento. 

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas