Blog

Energia Renovável: Conceito e panorama no Brasil

Energia Renovável é uma forma de energia que visa a proteção dos recursos naturais, impactando o menos possível ou atenuando o impacto que já aconteceu. Algumas fontes de Energia Renovável atuam aproveitando a resiliência do recurso, ou seja, sua capacidade de se recuperar sozinho em um curto espaço de tempo, como por exemplo o sol, o vento, as chuvas e as marés, que se reintegram rapidamente. Outras fontes atuam diminuindo o impacto ambiental  de um processo que já aconteceu, como a produção de lixo, por exemplo. 

De forma geral, a Energia Renovável permite que a recuperação do recurso possa ser vista na escala de tempo de vida humana, diferente da Energia não Renovável como os combustíveis fósseis por exemplo, que demoram milhões de anos para se formar. 

Você sabia que a Energia Renovável está presente no dia a dia das pessoas e muitas vezes não se percebe? Um bom exemplo para isso é o lixo, que é produzido todos os dias. Nele também há potencial para exploração de Energia Renovável, sobretudo quando há a separação, a coleta, a disposição e o tratamento adequado.

Quando se pensa em Energia Renovável, trata-se então de uma alternativa de produção energética mais limpa, portanto priorizar o uso de fontes de Energias Renováveis é diminuir significativamente os impactos ambientais de uma das atividades que mais contribuem para o Aquecimento Global. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) formou um grupo de cientistas que se dedicam a monitorar e assessorar toda a ciência global relacionada às mudanças climáticas denominado Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), segundo o último relatório do IPCC, AR6   o planeta irá aumentar sua temperatura em no mínimo 1,5°, podendo chegar até 5,7° na próxima década. Na prática,  isso significaria que a altura do mar irá subir e boa parte da costa será engolida pelas águas, além do impacto na produção agrícola por conta da alteração nos períodos de chuva e secas e da extinção de espécies animais e vegetais mais sensíveis das áreas de costa e de outras áreas afetadas indiretamente também. 

No mundo 85,6% da Energia ainda vem de fontes não renováveis e sua grande maioria corresponde ao Carvão, Petróleo e Gás Natural, já a parcela que representa as fontes de Energia Renovável  corresponde a apenas 14,1% da energia produzida no mundo. 

Energia Renovável no Brasil

O Brasil  possui um enorme potencial de aproveitamento de fontes de Energias Renováveis. Além de ser um país de dimensões continentais e de ser o segundo maior em áreas de florestas do mundo, há uma enorme disponibilidade de rios, um regime razoável de ventos, sobretudo  na região Nordeste e, por se localizar na região equatorial, recebe uma grande quantidade de luz solar também, isso torna o país perfeito para possuir uma matriz energética 100% Renovável, aproveitando sua condição natural e explorando novas fontes de Energia como o Biogás, por exemplo.

Comparativamente, o Brasil possui uma matriz Energética mais Renovável do que a matriz mundial sendo 55,3% correspondente a sua produção energética renovável enquanto que a média mundial encontra-se em torno de 14,1% segundo o Balanço Energético Nacional(2022) da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) 

Comparando a matriz energética do Brasil com a dos países europeus que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), percebe-se também maior utilização de Fontes de Energia Renovável.

Fontes de Energia Renovável

Energia Eólica

A Energia Eólica aproveita a força dos ventos para movimentar imensas turbinas que convertem o movimento das pás (energia cinética) em energia elétrica.

Energia Solar

A Energia Solar pode ser aproveitada tanto através de placas que convertem a luz solar em energia elétrica, que pode ser utilizada na hora ou armazenada por um sistema de baterias, quanto diretamente para aquecer a água, diminuindo o uso da energia elétrica em banhos, por exemplo.

Energia do Oceanos

As movimentações das águas dos oceanos pode ser captada através das ondas (ondomotriz) ou através da diferença da altura das marés (maremotriz), assim, a energia cinética (movimento) e energia potencial  (altura) podem ser transformadas em energia elétrica. Essa modalidade de energia ainda é pouco utilizada devido ao seu alto custo de implementação.

Energia Hidrelétrica

A Energia Hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética  gerada pela movimentação de pás pela água, o rio recebe uma barragem que através das turbinas  capta energia e a transforma em Energia Elétrica. Seus maiores impactos ambientais são durante a construção das Hidrelétricas, por isso se faz necessário um estudo prévio do ambiente e das populações tradicionais dali para a escolha de um local com o menor impacto Socioambiental possível.  Essa alternativa é bastante utilizada no Brasil pois há uma grande quantidade de rios no país.

Energia Geotérmica

A Energia Geotérmica é o aproveitamento do calor proveniente do interior da terra, transformando-o em energia elétrica através de usinas ou diretamente. Esse tipo de energia, só é possível em regiões vulcânicas, que permitem a subida do calor para a superfície.

Biomassa

A Biomassa é uma fonte de energia que pode ser aproveitada da matéria orgânica, seja ela de origem animal ou vegetal.

O aproveitamento da Energia da Biomassa pode ser feito através de Combustão direta, da Gaseificação (ar, vapor e altas temperaturas), da Pirólise (carbonização para lenha), da Transesterificação (processo químico que produz glicerina e Biodiesel), da Digestão Anaeróbica (Processo químico, sem a presença do ar, que produz Biogás) e da Fermentação (Processo biológico facilitado por micro-organismos para produção de álcool)

Biogás

O Biogás é formado por  gases que se formam da decomposição da matéria orgânica em um ambiente anaeróbico (ausência do gás oxigênio 02). Ele é composto  basicamente por metano (CH4),  gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N), contendo também outros gases em menores proporções. O Biogás possui um enorme potencial a ser explorado no Brasil já que pode se utilizar a grande quantidade de material proveniente da Indústria, da agropecuária e do saneamento para produzi-lo e transformá-lo em Energia Elétrica, Energia Térmica e Biometano.

Biometano

O Biometano é um Biogás que passa por um processo de separação dos demais gases  devido a sua versatilidade de uso, por esse motivo esta molécula renovável é uma ótima candidata para se tornar o combustível do futuro, podendo substituir,  o Gás Natural de origem fóssil.

Energia do resíduo  (Waste to Energy)

A Energia do resíduo (Waste to Energy ou WTE) é uma metodologia utilizada em alguns países desenvolvidos onde os resíduos orgânicos oriundo dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são incinerados e se transformam em Energia Elétrica e Energia Térmica. 

Os processos WTE representam uma melhor destinação para o RSU não só por aproveitar o potencial energético que seria descartado nos resíduos mas também por oferecer uma solução de saneamento para grandes centros urbanos que não dispoem capacidade física para alocar um aterro sanitário próximo ao seu território, dessa forma evitando que os resíduos façam viagens distantes para serem destinados corretamente.

Por que Energia Renovável?

A priorização do uso de Energias Renováveis (verde) contribui para diversificação da matriz energética, ajuda a preservar o Meio Ambiente garantindo recursos e melhoria na qualidade de vida para as próximas gerações. Conheça a Orizon e como seus ecoparques têm contribuído para essas soluções.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas