Blog

Energia Renovável

Energia Renovável
Energia Renovável

Energia renovável é aquela produzida a partir de fontes renováveis, recursos naturais de fácil acesso e rápida recuperação após serem extraídos. A transição energética para as fontes renováveis é um futuro inevitável e inadiável, pois causa menos impacto ambiental e menos emissão de gases de efeito estufa, sendo também uma grande aposta econômica, onde o Brasil sai na dianteira dos países com potencial para esta transição energética.

As energias renováveis no Brasil já alimentam grande parte da matriz energética no país. Segundo a EPE, Empresa de Pesquisa Energética, em 2021, 48,4% da matriz energética no Brasil vieram de fontes renováveis. Quando falamos das matrizes elétricas, este número sobe ainda mais, com as fontes renováveis representando 82,9% da eletricidade produzida no país.

Vamos entender melhor sobre as principais fontes de energia renovável no Brasil?

Energia Hidráulica

A energia hidráulica é aquela obtida nas hidrelétricas, via energia mecânica. É um processo onde usinas recebem grande concentração de água corrente que passa pelas turbinas e alimenta o gerador elétrico rotativo e transforma a energia mecânica em energia elétrica.

A hidreletricidade é considerada renovável, pois, ela devolve a água para o seu fluxo normal, sem retirar nenhuma quantidade do material e podendo ser reaproveitada. Ainda, a água é um recurso de fácil renovação, apesar de estar ameaçada pelo desmatamento e aquecimento global.

Energia Eólica

Esta é a segunda matriz energética renovável mais utilizada no Brasil. A energia eólica também é mecânica, sendo obtida pela força do vento que gira as pás do aerogerador (as grandes torres que se parecem moinhos de vento). Este movimento das pás gira o rotor que está em seu interior e, no momento que a energia mecânica chega no gerador, é transformada em energia elétrica.

Por ser alimentada por vento, a energia eólica também é considerada renovável. Ela também é uma energia limpa e de baixo impacto, já que não emite CO₂.

Energia Solar

A energia solar é aquela advinda da captação da luz do Sol pelos módulos fotovoltaicos, que transportam esta energia para o inversor solar, transformando-a em energia elétrica. 

Este modelo tem crescido muito nos últimos anos e promete ser a segunda maior fonte de energia renovável no Brasil, especialmente pela grande incidência de radiação solar no país. O avanço da sua tecnologia e a possibilidade de produção energética caseira também impulsionam este modelo de energia renovável.

Biomassa

A biomassa é outra energia renovável muito utilizada no Brasil e de grande potencial, por abastecer não apenas a rede elétrica, como também ser uma fonte de combustível mais sustentável. A sua geração é feita por resíduos orgânicos que, dependendo do processo de decomposição submetido, pode gerar diversos produtos, como o biogás e biocombustível.

E há outra diferença importante em relação às outras energias renováveis, a biomassa, além de gerar energia térmica, combustível e elétrica, ela resolve o problema dos resíduos orgânicos na agricultura e urbanos.

Brasil, o país da Energia Renovável

O Brasil se destaca como um dos países mais promissores para uma economia baseada na energia renovável. Lembra que dissemos acima que 48,4% da matriz energética do Brasil vem de fontes renováveis? Pois saiba que esta é uma diferença enorme em relação ao panorama mundial, que conta apenas com 15% de energia renovável.

Um estudo realizado pela McKinsey revela que o Brasil não apenas pode se destacar no campo de produção de energia renovável, como pode se tornar líder na economia verde, compondo outros produtos com a questão energética, como vender créditos no Mercado de Carbono.

As energias renováveis que mais tendem a crescer no Brasil são a energia eólica, solar e a biomassa, prometendo capturar uma porcentagem da hidráulica, resultado no investimento de energias alternativas para compor um quadro maior de fornecimento energético do país, que vem enfrentando uma escassez hídrica nos últimos anos, além de ter seus combustíveis baseados nas fontes fósseis.

Biomassa e biometano, os novos queridos do Brasil

A biomassa, que produz o biometano, é uma tecnologia menos conhecida do que as tradicionais solar e eólica, mas que está se tornando uma grande aposta para o futuro devido à facilidade de produção a partir de resíduos da agricultura, setor que já é de grande importância para a economia brasileira. O biometano, além de gerar energia elétrica e aquecimento, pode com facilidade substituir o gás natural e ser comercializado.

O biometano tem o potencial de suprir a 50% da demanda de gás natural no Brasil. Hoje o Brasil usa apenas 10% desse potencial de fornecimento, mostrando um grande setor ainda inexplorado.

Por fim, segundo a McKinsey, nos próximos 10 anos este setor deve crescer, impulsionado pela sua capacidade de diminuir em 50% a dependência do Brasil à importação de gás natural, o que ajudará a reduzir o preço deste gás, diminuirá a dependência de fontes estrangeiras e colocará o país como um produtor de gás natural renovável.

A Orizon VR, entendendo este potencial do mercado, lançou a BioE, empresa de Geração de Energia e Gás Renovável e hoje se destaca como uma das maiores produtoras de biogás e biometano no Brasil. Conheça a BioE e veja como resíduos urbanos são transformados em energia.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas