A crescente preocupação da sociedade com questões ambientais e de governança tem levado grandes empresas a fortalecer suas estratégias de ESG e Economia Circular para impulsionar negócios sustentáveis. Enquanto o ESG define metas para um impacto positivo, a Economia Circular oferece as ferramentas necessárias para alcançá-las.
Esses conceitos, embora distintos, se complementam e são fundamentais para a economia do futuro, focada não apenas na lucratividade, mas também na redução de desperdícios, na reutilização de recursos e no impacto ambiental e social positivo que as empresas devem gerar.
Por estar alinhada a modernos conceitos de desenvolvimento, a busca por estes temas está crescendo. Em uma rápida pesquisa no Google Trends, site que mostra as tendências de termos procurados na internet, é possível observar que, desde 2020, a busca pelo termo ESG evoluiu exponencialmente, batendo uma constância que revela não ser apenas uma curiosidade pontual, mas um novo interesse no mercado.
Mas como podemos alcançar uma meta se não sabemos como chegar até ela? É neste momento que o ESG e a economia circular podem trabalhar juntos para impulsionar negócios sustentáveis.
ESG e a economia circular, qual é o ponto de encontro?
O que é ESG?
É um conceito desenvolvido para guiar o mercado de capitais e o setor financeiro, estabelecendo iniciativas de sustentabilidade ideais para que uma empresa consiga atrair e facilitar as informações para investidores que procuram fomentar uma economia verde e socialmente responsável.
Os parâmetros do ESG já se encontram em sua própria sigla:
- E de environmental, ambiental em português;
- S de social;
- G de governance, governança corporativa em português.
Entenda o que é ESG e como colocá-lo em prática
O que é economia circular?
No sistema linear, mais comum atualmente, criamos um produto que será “jogado fora”, acarretando diversos danos ambientais.
Sendo assim, é necessário que desenvolvamos uma nova prática, por meio da Economia Circular. Os produtos pensados de forma sustentável para serem usados e reutilizados em toda cadeia produtiva.
Os principais pilares trabalhados na economia circular são baseados na prevenção e regeneração ligadas a perda de biodiversidade, poluição e desperdício.
Entenda o que é economia circular, conceito e exemplo práticos
Ponto de encontro entre ESG e a economia circular
No início do texto apontamos que poderíamos colocar o ESG como as metas e que a economia circular é a ferramenta. Agora, vamos entender qual é o ponto de encontro dos dois conceitos, usando um exemplo no setor de descartáveis:
Imagine uma empresa de descartáveis plásticos, que quer implementar o ESG, se tornando uma companhia alinhada ao modelo econômico atual. Resumidamente, ela precisará:
- Definir estratégias ambientais trabalhando com insumos ecológicos, promovendo o tratamento correto dos resíduos da sua produção, proporcionando logística reversa, etc;
- Também deverá se preocupar com o impacto social, o que ela está causando às pessoas com a sua produção;
- Por fim, todas as suas ações passarão por um processo de auditoria, documentação, transparência e outros aspectos da governança.
Para alcançar essas metas de ESG, a economia circular pode entrar como uma das ferramentas estratégicas, principalmente ligada às questões ambientais, já que, desta forma teremos uma visão ampla do impacto do negócio.
No caso da embalagem, ao aplicar a circularidade, podemos adotar o seguinte exemplo :
- Design – prefira produtos desenvolvidos com resíduos agrícolas, que aproveitem um insumo que seria descartado, dando nova vida a ele;
- Produção – aproveite o máximo de insumos. Todo resíduo que sai da produção deve ser tratado corretamente, e reutilizado de alguma forma;
- Distribuição – adote transportes mais ecológicos, como os movidos a energia solar.
- Consumo – opte por um produto com vida útil prolongada;
- Coleta – proporcione uma educação clara ao consumidor sobre a necessidade de compostar o material, assim como, facilitar a logística reversa com parceiros;
- Destinação – envie para um centro de tratamento que aproveitará o resíduo de forma integralNeste caso, também pode ser capturado o gás emitido na decomposição para ser utilizado em outra frente.
Portanto, a conexão entre o ESG e a economia circular é o olhar sistêmico sobre um produto e as soluções necessárias para tratá-lo.
Este é um ponto convergente para uma economia verde, próspera e criativa, que respeita os limites da natureza, protege comunidades e desenvolve alternativas ecológicas para o mercado.
Casos de desenvolvimento de estratégia ESG, e preceitos da economia circular caminham juntos, apoiando e dando base para impulsionar os negócios sustentáveis.
Veja o exemplo da Orizon no Relatório de Sustentabilidade
Acompanhe o blog da Orizon e conheça as diferentes soluções que aplicamos integrando gestão de resíduos, economia circular e ESG.