Blog

Unidades de Triagem Mecanizadas: o que são e qual sua importância  para a sociedade?

O que são Unidades de Triagem Mecanizadas e qual sua importância para a sociedade?
O que são Unidades de Triagem Mecanizadas e qual sua importância para a sociedade?

Há esperança para o lixo! E ela está nas Unidades de Triagem Mecanizadas (UTM), lugar onde os lixos urbanos são encaminhados para separar e recuperar materiais que podem ser beneficiados através da reciclagem.

O que são Unidades de Triagem Mecanizadas?

Imagine uma grande esteira inteligente, que tem o poder de captar diferentes tipos de materiais, ela está numa Unidade de Triagem Mecanizada. Esta é uma tecnologia que possibilita que materiais nobres que poderiam ir diretamente para o aterro sanitário, possam ser reaproveitados.

O processo basicamente acontece assim:

  1. O lixo urbano chega na unidade e é depositado em uma esteira onde existem trabalhadores para separarem os materiais maiores, como vidro e papelão, por exemplo.
  2. Então o resíduo segue seu caminho, passando por uma “peneira giratória”.
  3. Seguindo pela esteira, este material passa por outras separações semi-automáticas, já que em algumas etapas há uma pessoa trabalhando na conferência do que foi selecionado. Nesta fase, ferro e latas de alumínio são separados.
  4. O processo continua até que o material esteja totalmente selecionado entre: orgânico, papelão, vidro, ferro, alumínio, embalagens plásticas de diferentes cores, embalagem tetra pak e materiais de alto valor calorífico.

Beneficiamento de resíduos provenientes da UTM

Todos os resíduos separados na UTM são encaminhados para o seu devido tratamento, o que dependerá da estrutura que a unidade tem para além de separação mecânica. Na Orizon, por exemplo, dentro da unidade de Paulínia/SP, é possível aproveitar grande parte do material:

Recicláveis

Os materiais recicláveis, como ferro, latas, PET, tetra pak, papel e papelão são fardados e levados para alguma cooperativa parceira para realizar o processo de reciclagem.

Orgânicos

Resíduos orgânicos são encaminhados para o aterro sanitário, onde há a captura do gás emitido pela decomposição desse material, destinado para a produção de biogás e biometano na própria unidade.

CDR

Materiais com alto valor calorífico, que não podem ser reciclados, vão para um processo de blendagem, tornando-se um blend que será usado como Combustível Derivado de Resíduos (CDR), por indústrias como a cimenteira.

Rejeitos

Aqueles resíduos que não podem ser destinados para nenhum tipo de beneficiamento são encaminhados para o aterro sanitário, que possui controle rigoroso para que estes materiais não contaminem solo, água, atraiam animais, etc.

A importância de uma Unidade de Triagem Mecanizada

Uma questão ambiental

Quanto lixo produzimos todos os dias, você já pensou sobre isso? No Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil (2022) da ABRELPE, o brasileiro produziu 224 mil toneladas diárias de lixo, dando 81,8 milhões de toneladas ano. 

Apenas 60% de todo esse resíduo deve destinação adequada (para aterro sanitário, reciclagem, compostagem, etc.). Ainda, a média de recuperação para reciclagem no Brasil foi de apenas 4% em 2021.

Então, com estes dados, fica mais fácil de ver que um recurso rico está sendo apenas abandonado, causando danos econômicos para o país e danos ambientais para o mundo! 

Quando temos a Unidade de Triagem Mecanizada podemos reverter muito bem este quadro. Para que você tenha uma ideia, apenas na Orizon de Paulínia, conseguimos trabalhar 35 toneladas de resíduo/hora, dando a destinação correta para cada material. Além da unidade de Jaboatão dos Guararapes, onde podemos garantir o tratamento de 500 mil toneladas de resíduos sólidos ao ano. 

De 25% a 30% é o aproveitamento do material em uma UTM, significando também que o aterro sanitário terá mais tempo de vida útil, já que não precisará receber materiais que poderiam ter outra destinação.

Já imaginou o impacto positivo que essa tecnologia pode promover? Serão toneladas de resíduos que seriam descartados, ganhando uma nova vida.

O impacto social

Além de todos os aspectos ambientais, não podemos deixar de fora o impacto social positivo que esta tecnologia tem. Hoje, com mais de 40% do resíduo no Brasil descartado de forma incorreta, em lixões e aterros controlados, ou ainda em aterros sanitários comuns que não possuem tecnologia de beneficiamento, o que resta para os trabalhadores?

Muitas pessoas se veem na necessidade de trabalhar em condições insalubres para recuperar estes resíduos que seriam descartados. Nos aterros sanitários comuns, apesar dos resíduos estarem enterrados, portanto, não permitirem a presença de catadores, aquele resíduo está ali, embaixo da terra, sem aproveitamento. Enquanto isso, em uma UTM temos oportunidade de geração de emprego.

Na operação das esteiras que fazem a separação dos materiais, é necessário ter pessoas acompanhando a operação, tanto para fazer a vistoria final, quanto para operar e fazer os reparos das máquinas. Ainda existe uma operação logística importante para a destinação de cada material. Portanto, as Unidades de Triagem Mecanizadas possuem um grande impacto social positivo.

O impacto econômico

Finalmente, podemos destacar as vantagens econômicas das Unidades de Triagem Mecanizadas, pois, além de geração de emprego, o aproveitamento dos materiais fazem gerar economia, comercializando materiais que já não teriam mais uso e impulsionando outros setores através da reciclagem e geração de energia por biogás, biometano ou CDR.

Todos esses aspectos fazem com o que a UTM atenda os princípios de desenvolvimento sustentável e ESG que são tão importantes para as empresas do futuro.

Gostou de saber o que é uma UTM? Na Orizon, além das Unidades de Triagem Mecanizada, temos o aproveitamento integral de toda a matéria. Descubra todas as nossas tecnologias de beneficiamento de resíduos em nosso site.

compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas