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Guia completo de economia circular para empresas

Economia Circular Guia Completo

Economia Circular Guia CompletoA economia circular repensa a forma que produzimos e consumimos, considerando que todo produto deve ser pensado desde sua concepção até o seu descarte para serem aproveitados em seu máximo potencial, deixando o menor impacto possível na natureza. 

Neste guia completo de economia circular para empresas, você aprenderá da teoria à prática, como aplicar este método no seu negócio.

O que é economia circular

A economia circular propõe um modo de produção que considera a sustentabilidade do produto, desde a extração da matéria-prima até o descarte do material.

Nessa abordagem, os produtos devem ser projetados para serem reaproveitados, reciclados e  transformados em novos insumos, como no caso da compostagem e combustíveis renováveis. .

para que este objetivo seja alcançado, o setor público, privado e civil devem trabalhar juntos, criando produtos circulares, promovendo uma cultura de descarte consciente e construindo uma cadeia de serviços que possam destinar corretamente cada produto.

A história da economia circular

Embora o termo ‘economia circular’ seja relativamente recente, a prática de aproveitar os materiais em sua totalidade existe há séculos.

Se fizermos uma viagem para antes do século 18, período onde começou a Era Industrial e, com isso, a produção linear que conhecemos hoje, veremos um modelo de produção que usava todas, ou quase todas, partes de uma matéria-prima, para produzir produtos com insumos que, frequentemente, poderiam voltar para a natureza.

Observe os móveis que eram feitas de madeira ou barro. Era comum famílias fazerem compostagem com as sobras de alimentos. As roupas eram produzidas com materiais orgânicos, tingidas com tintas naturais e reaproveitadas ao máximo. Todos esses exemplos mostram que a sociedade já viveu um sistema de produção mais circular. Então, o que mudou?

Foi na Revolução Industrial, que tivemos o avanço da tecnologia, substituindo a manufatura pela maquinofatura, que priorizava a rapidez de produção e barateamento dos produtos, surgindo assim a economia linear.

A economia linear parte do preceito de que cada ator cuida de uma parte do processo, sem pensar na sustentabilidade da cadeia produtiva. Sendo assim, quem faz o produto quer baratear o processo, sem preocupação com a origem da  matéria-prima e nem qual será o destino do material quando for descartado.

Desse modo, a Revolução Industrial trouxe avanços tecnológicos, porém também causou a exploração em massa de recursos naturais, assim como poluição ambiental devido ao  descarte de resíduos.

Não há registros precisos de quando surgiu o conceito oficial de economia circular, mas depois de 1960 o tema começou a ser discutido nas academias e empresas. Em uma linha do tempo, os movimentos-chave que trouxeram o conceito em foco foram:

1966

No livro The Economics of the Coming Spaceship Earth, Kenneth Boulding introduziu a ideia de uma economia fechada, comparando a Terra a uma “nave espacial” com recursos finitos, destacando a necessidade de um modelo circular que reutilize materiais e minimize resíduos para garantir a sustentabilidade.

1989
No livro Economics of Natural Resources and the Environment, David W. Pearce e R. Kerry Turner, abordam a economia circular ao enfatizar a gestão eficiente dos recursos naturais, destacando a necessidade de reutilização, reciclagem e minimização de resíduos para promover a sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais.

De 2000 em diante
Empresas e governos começaram a colocar em prática de forma mais expressiva a economia circular, muitos inspirados no livro Cradle to Cradle de William McDonough and Michael Braungart. Contudo, foi em meados dos anos 2010 que a fundação Ellen MacArthur popularizou globalmente o tema.

Desde então, diversos conceitos como o minimalismo, regeneração e upcycling fizeram com que a economia circular se desenvolvesse, sendo hoje considerada a economia do futuro.

Os 3 pilares da economia circular

Se a sua empresa quer implementar a economia circular em sua produção, é muito importante entender os 3 pilares dessa prática: eliminar o desperdício, circular produtos e materiaise regenerar a natureza.

Eliminar o desperdício e poluição 

Neste pilar o desenho do produto é fundamental, visto que, é através dessa ferramenta que a empresa poderá desenvolver uma peça sustentável, que usa a maior parte de uma mesma matéria-prima que deve ser, preferencialmente, um material de baixo impacto ambiental.

Um exemplo do pilar Eliminar o desperdício seria uma marca de roupa que costura suas peças evitando sobras de tecido e, caso haja, é utilizada para compor outra peça.

Podemos pensar também no setor alimentício, onde a empresa pode oferecer seus produtos usando a maior parte do alimento, no caso a matéria-prima e encaminhar as sobras para a compostagem.

Circular produtos e materiais

Circular produtos e materiais é o pilar que pensa no reaproveitamento de insumos ou artigos já produzidos. Empresas de tecnologia, por exemplo, podem, através da manufatura reversa, reintroduzir o material em sua cadeia produtiva.

Para circular os produtos e materiais, muitas vezes é preciso contar com empresas de  logística reversa e gestão de resíduos.

Regenerar a natureza

O pilar de Regenerar a natureza leva em consideração que, além de cuidar, precisamos retornar o que foi tirado. Este conceito é baseado especialmente no processo espontâneo da natureza, que tudo o que produz, retorna ao ciclo natural.

A regeneração pode acontecer desde o início da produção, onde, por exemplo, é usado materiais mais sustentáveis, como é o caso da extração da borracha natural. Ou então, pode acontecer no final da vida útil do produto, podendo ser encaminhado para compostagem, que poderá servir de insumo para plantações agrícolas.

Legislações no Brasil que impulsionam a economia circular

A economia circular não é apenas uma teoria, este é um conceito real, inserido nas estratégias globais de sustentabilidade. No Brasil há diversas leis que regulamentam e/ou incentivam as empresas a aderirem às práticas sustentáveis em sua operação.

Essas leis visam promover a reutilização de materiais e a implementação da logística reversa. As principais são:

1. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei nº 12.305/2010 Estabelece a logística reversa e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, exigindo que empresas implementem planos de gestão de resíduos sólidos.

2. Decreto nº 11.413/2023 Regula e fortalece os mecanismos de logística reversa, criando os Certificados de Crédito de Reciclagem (CCRLR), Estruturação e Reciclagem (CERE) e Massa Futura.

3. Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) – Lei nº 12.187/2009 Estabelece diretrizes para a redução das emissões de gases de efeito estufa, incentivando práticas industriais mais sustentáveis, como a reutilização de materiais e a eficiência energética.

4. Programa RenovaBio – Lei nº 13.576/2017 – Incentiva o uso de combustíveis renováveis  para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

5. Lei dos Resíduos Perigosos – Decreto nº 10.936/2022 – Regula o gerenciamento de resíduos perigosos, exigindo que indústrias adotem práticas que incentivem a reciclagem e reaproveitamento de materiais.

6. Programa Mover – Lei nº 14.440/2022 – Estimula a produção de veículos sustentáveis, exigindo maior eficiência energética e promovendo o uso de materiais recicláveis e combustíveis renováveis.

Descubra como a Orizon pode ajudar a sua empresa a implementar ações de gestão de resíduos para se adequar as legislações ambientais brasileiras. 

Benefícios da economia circular para empresas

As empresas que aderem à economia circular têm como benefícios:

Cumprimento de Regulamentações e Incentivos Fiscais

A empresa que adota práticas da economia circular estará mais alinhada com legislações ambientais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Com isso, terá a possibilidade de obtenção de certificados ambientais e créditos de logística reversa, como o CCRLR e o CERE, assim como maior segurança jurídica e prevenção de multas por descumprimento de normas ambientais.

Alinhamento com as metas ambientais 

Para alcançar as metas ambientais e de desenvolvimento sustentável, a economia circular se torna uma ótima ferramenta, otimizando os recursos da empresa, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa ao reduzir extração de matérias-primas, promovendo uma produção mais limpa e contribuindo para metas de neutralidade de carbono e combate às mudanças climáticas.

Diferenciação Competitiva e Reputação de Marca

Empresas sustentáveis são vistas com bons olhos por consumidores, investidores e parceiros comerciais.

Companhias  que adotam práticas circulares têm mais oportunidades de atrair fundos de investimento focados em ESG, participar de licitações e contratos governamentais, que exigem práticas sustentáveis, e expandir para mercados internacionais que exigem padrões ambientais rígidos.

A diferenciação competitiva ainda pode atrair clientes e gerar fidelização por conta da valorização da sustentabilidade.

Engajamento e Cultura Organizacional

Funcionários se sentem mais motivados ao trabalhar em uma empresa com propósito sustentável e que os instiga a desenvolverem soluções criativas. 

Com a economia circular na base operacional da empresa é possível ter uma maior atração e retenção de talentos que valorizam e são motivados por práticas ambientais e sociais responsáveis, criando uma cultura empresarial mais inovadora e comprometida com a sustentabilidade.

6 passos para implementar a economia circular

Se a sua empresa deseja implementar a economia circular, a primeira ação que deverá fazer é mudar a sua cultura e, em vez do tradicional ciclo de produção linear — extrair, produzir, consumir e descartar —, deverá aplicar em suas etapas um sistema mais regenerativo, em que os resíduos se tornam insumos para novos processos produtivos.

É importante destacar que, apesar da economia circular falar especialmente com indústrias produtivas, os negócios baseados em prestação de serviço também podem aplicá-la, por exemplo, considerando fornecedores ambientalmente responsáveis e fazendo uma boa gestão dos seus resíduos.
  1. Comece pelas pequenas ações
    Se a empresa já está em plena operação e deseja estabelecer uma nova cultura, sustentável e circular, começar com as pequenas ações da rotina é extremamente eficaz para despertar na equipe a necessidade da mudança. Reduzir o plástico descartável no escritório, implementar a reciclagem e compostagem, são ações interessantes.
  2. Reduza a Geração de Resíduos na Fonte
    Reavaliar os processos produtivos para minimizar a geração de resíduos. Para isso os produtos e serviços precisam ser repensados para otimizar as matérias-primas, preferindo escolher insumos renováveis ou recicláveis.
  3. Reutilização e Reciclagem de Materiais são essenciais
    Ao adotar a economia circular, a empresa cria mecanismos para reaproveitar ao máximo os materiais dentro da própria cadeia produtiva. Além disso, é importante estruturar um plano de logística reversa para garantir que produtos e embalagens possam retornar ao ciclo produtivo.
  4. Invista em Processos Sustentáveis
    Investir em tecnologias que melhorem a eficiência dos recursos e reduzam desperdícios é essencial. A empresa pode implementar a digitalização de processos, a adoção de energia limpa, a gestão eficiente da água, incluir áreas verdes, etc.
  5. Crie Parcerias Estratégicas
    Para que a economia circular funcione de forma eficiente, contar com parceiros especializados pode ser um diferencial. Empresas como a Orizon, que oferecem soluções inovadoras para gestão de resíduos e reaproveitamento de materiais, ajudam a acelerar essa transição. A Orizon possui a expertise na destinação correta e na valorização de resíduos, oferecendo soluções que garantam rastreabilidade e certificações ambientais, que agregam credibilidade ao processo e ajuda a fortalecer a  área sustentável das empresas.
  6. Engajamento da Cadeia de Fornecimento e dos Consumidores
    A mudança de cultura deve refletir também fora da empresa, com os fornecedores e consumidores. Implementar programas de conscientização, incentivar práticas sustentáveis e criar modelos de negócios que promovam a reutilização são estratégias fundamentais.

Transformação Sustentável com Apoio Especializado

Ao adotar um modelo de economia circular, sua empresa pode melhorar a eficiência dos recursos e fortalecer seu posicionamento sustentável no mercado. Com o suporte de parceiros estratégicos na gestão de resíduos e reaproveitamento de materiais, é possível tornar essa transição mais acessível e eficaz.

Ao investir na economia circular, as empresas melhoram a eficiência dos recursos e se tornam referência em sustentabilidade. Com soluções especializadas, como as oferecidas pela Orizon, essa transição se torna mais acessível, eficiente e alinhada às legislações ambientais.

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