Blog

Futuro do biometano na indústria do Agro

Energia e Gás

Fonte: O GLOBO – 31.3.2025

Maior parte das usinas hoje está em aterros sanitários, mas setor prevê avanço no uso de resíduos da produção de açúcar e etanol.

— O mercado de biometano é relativamente novo, mas está se desenvolvendo em ritmo acelerado, impulsionado pelo crescente compromisso das empresas, especialmente das grandes corporações, em reduzir suas emissões (de gases do efeito estufa) de forma definitiva e contribuirativamente parao combate ao aquecimento global — diz Marcel Jorand, CEO da Gás Verde.

AÇÃO EM PARCERIA

A empresa ainda ficará com metade da produção de uma joint venture (parceria) que formou, em sociedade com a Orizon VR, em duas unidades de biometano, em aterros sanitários em São Gonçalo e Nova Iguaçu.
A Orizon VR é operadora de aterros sanitários. São 17 “ecoparques” em 12 estados.
A produção de biometano a partir dos gases liberados pela decomposição do lixo faz parte do modelo de negócios da empresa. A Orizon VR tem uma subsidiária, a BioE, para operar as usinas — que ficará responsável pelas duas unidades da jointventurecom a Gás Verde.
— Já era um mercado demandante, aí tivemos, adicionalmente, o Combustível do Futuro, que impulsiona o setor, trazendo novos atores, como a Petrobras e outros produtores de combustível — diz Milton Pilão Jr., presidente da Orizon VR.

  • Leia essa matéria na íntegra no Jornal O GLOBO de Segunda-feira 31.3.2025 | O GLOBO
compartilhe
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Notícias Relacionadas